“This site is blocked”

211_this-site-is-blocked


É senso comum considerar a Internet como uma fonte (virtualmente) inesgotável de informação e um sinónimo de liberdade de expressão, independentemente do propósito com que cada cibernauta a utiliza. Cada ser humano tecnologicamente letrado tem na internet uma extensão de si mesmo, e um expoente do conhecimento à distância de um clique.

Também é sabido o carácter pudico que a maioria das religiões incute nos seus crentes, com o que de mau e de menos mau isso acarreta.

Quando os extremos do liberalismo e do conservadorismo se juntam no palco Mundo (real e virtual) há sempre uma probabilidade de haver feridos a lamentar. No caso: a liberdade intelectual. 

Os Emirados Árabes Unidos são, apesar de tudo, um dos países do Médio Oriente mais liberais nesta matéria. Talvez pela pressão externa, uma vez que boa parte da mão de obra, e da população (!) deste país é estrangeira. As “mãos” vêm de países como a Índia, Paquistão, Filipinas, Sri Lanka, Nepal… Os “cérebros” (entenda-se o know how) vêm sobretudo de países europeus. Com eles vem a sede da informação e o hábito, em jeito de dado adquirido, de não encontrar muitas portas trancadas no dia-a-dia. É um lobbie silencioso mas constante.

Recentemente a autoridade deste país responsável pelo bloqueio – a TRA (Telecommunications Regulatory Authority) – de alguns sites cujo o conteúdo é desviante com os usos e costumes dos autóctones [como os que incluem pornografia, gambling, ensino de práticas criminosas, hacking, e mais uma mão cheia de limitações.] decidiu retirar “mais de mil” restrições ao acesso na Grande Rede. Entre eles o youtube, hi5, facebook, twitterA meu ver, era no bloqueio de sites deste género que residia a gravidade da situação, na medida em que castrava toda uma geração de seguir o comboio da informação que o resto do mundo já apanhou.

Lista das categorias censuradas.


“A evolução é  um facto, não uma teoria.” [Carl Sagan]


Passo a passo, bem devagarinho, o mundo vai conspirando e mudando para melhor. Existem sintomas para onde quer que se olhe… 

 

Aproveito para deixar um link da TSF para um programa chamado SINAIS, de Fernando Alves. Mostraram-mo (só) esta semana, – Obrigado Joana – e tornei-me fã no mesmo momento. Um espaço com visões muito pessoais e pertinentes sobre assuntos actuais ditas de uma maneira que toca e faz pensar. 

Aqui fica um podcast que de alguma forma se relaciona com este post.

Forte abraço.

Anúncios

~ por vitormartinho em Março 9, 2009.

3 Respostas to ““This site is blocked””

  1. Olá!
    Sou contra a censura, mas até se compreende que façam algum controlo de acesso a determinados web sites, como “Internet Content for Learning Criminal Skills” ou “Terrorism Internet Content” por exemplo, o hi5 já não era novidade, mas bloquearem o youtube?!?! Nem a Arábia Saudita bloqueia o youtube! Isso é ridículo!
    ****

  2. Olá outra vez! 😉
    Tenho uma amiga a viver aí no Dubai há 5 anos e confesso que estranhei isso do youtube porque até à pouco tempo ela tinha acesso. Eu perguntei se o tinham bloqueado entretanto e ela respondeu-me isto: “youtube is not blocked here.. there was just this time where this optical cable under the sea in egypt got cut n the internet here was so slow tht to reduce the influx, they hd to block youtube…”
    Se isto é verdade o bloqueio do youtube não foi propriamente devido à censura, que é um bocadinho mais sensato. Ele continua bloqueado?
    ***

  3. suas fotos são lindas se esta palavra as descrevessem bem, o que estaria longe de ser verdade, obrigado por partilhar os lugares onde esteve, aqui do litoral de santa catarina envio-lhe um grande abraço.
    saionara

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: